Leituras de 2000

Continuando minha lista de livros, em 2000 meu interesse pela leitura aumentou, e consegui ler 22 títulos.

(09) O OUTRO LADO DA ILHA – José Mariel Monteiro (13/03/00)

o outro lado da ilha

A história de experimentos genéticos feitas por um cientista recluso que criou caranguejos gigantes capazes de devorar cabras me fascinou como poucos outras histórias dessa época. “Obriguei” uma colega de classe a ler o livro, e ela também gostou tanto quanto eu.

(10) O Caso da Borboleta Atíria – Lucia Machado (28/03/00)

(11) O ESCARAVELHO DO DIABO – Lúcia Machado (03/04/09)

escaravelhodiabo

Depois do livro fraquinho O Caso da Borboleta Atíria, escrito pela mesma autora e aparentemente voltado para o público feminino, gostei muito deste livro. Mas achei a história um pouco forte demais para o público infanto-juvenil.

(12) OS INVASORES DE CORPOS – Jack Finney (08/05/00)

os invasores de corpos

Sem dúvida alguma um dos livros que mais me influenciou ao tomar o gênero da ficção científica como meu preferido. Talvez tenha sido o primeiro livro voltado para o público adulto, por isso eu o achava ainda mais interessante. A tensão da história, as páginas permeadas de medo…Foi uma de minhas melhores leituras, cheguei a fazer um trabalho sobre ele. Infelizmente, depois o livro desapareceu e nunca mais o li. O filme, Invasores, com Nicole Kidman e Daniel Craig achei à altura da história oficial, e na minha opinião fez menos sucesso do que merecia.

(13) O Desafio do Pantanal – Silva Cintra Franco (31/06/00)

(14) A Vingança da Cobra – Bagno Marcos

(15)OS PASSAGEIROS DO FUTURO (repeteco) – Wilson Rocha (11/08/00)

(16) A MÁQUINA DO TEMPO – H. G. Wells (14/08/00)

Até hoje foi o livro que mais reli em minha vida, umas cinco vezes. Lembro-me perfeitamente de tê-lo visto um dia na estante da biblioteca, meio escondido, e não julguei que fosse bom por causa da capa (!). Obviamente, também nunca tinha ouvida falar de Wells. Mas, li o resumo atrás e me interessei por uma história que mostrasse a morte do Sol. Fui embora pra casa com o livro e comecei a ler umas quatro da tarde. Simplesmente não consegui parar. Passou O Mundo de Beackman na Cultura, e tive que me dividir entre a TV e o livro, porque não conseguia parar de ler. Estava passando Tela Quente quando terminei, me lembro até do filme, Romeu e Julieta, com Leonardo DiCaprio. Minha cabeça parecia que ia explodir. Achei o livro fantástico, e ao contrário do filme que dele fizeram, me parece até hoje a melhor ficção-científica que já fizeram.

A_MAQUINA_DO_TEMPO_1231863159P

“A Máquina do Tempo: a mais espantosa das invenções, capaz de levar seu criador a uma viagem surpreendente através de milhares de anos de transformações sobre a Terra. Novos seres ocupando a superfície e as entranhas do planeta, vivendo numa incrível civilização do futuro, onde a luta pela vida é implacável. O final dos tempos e a agonia do sistema solar com o colapso de nossa estrela, prestes a explodir.”

(17) PROVAS DE DÄNIKEN – Erick Von Däniken (16/08/00)

Evidências extraterrestres no passado longínquo da Terra? Irresistível.

(18)A CASA DO PENHASCO – Agatha Christie

O primeiro livro que li da dama do crime, que me levou  a ler todos os que se seguiram, como esquecer?

(19) Convite Para Um Homicídeo – Agatha Christie

(20) Os Filhos de Matusalém – Robert A. Heinlein

(21) UMA SOMBRA PASSOU POR AQUI – Ray Bradbury (17/10/00)

uma sombra

Novamente, uma das melhores ficções científicas que já li, percebo agora que o ano teve uma safra boa. Quando li esse livro pela primeira vez, fiquei com um engasgo e com a sensação de que algo me escapava. Mais tarde, quando o reli, percebi o que era: a maioria das histórias (o livro é uma série de contos) termina mal. Achei isso fantástico. Lembro de algums. A cidade autômata que esperou 20.000 anos para sua vingança contra os humanos; o quarto de realidade aumentada que recriava a savana africana até bem demais; aquela incursão em Vênus ;onde chovia sem parar, a floresta descolorida pela água; o acidente com a nave espacial jogando “ homens no espaço, como uma dúzia de peixes estrebuchantes, espalhados num sombrio mar…”; e, claro, o menino que esperava o regresso do pai e colhia na calada da madrugada pó interestelar de seu macacão de trabalho, analisando depois ao microscópio. Quando li esse livro, lamentei ter nascido numa época em que ainda não viajamos para outros planetas.

(22) Assassinato no Campo de Golfe – Agatha Christie

(23) A Besta Humana (coleção Arquivo X) – Ellen Steiber

(24) O MISTERIOSO CASO DE STYLES – Agatha Christie (24/10/00)

O primeiro livro escrito por Agatha Christie vale a pena.

(25) Alfapsiquismo – Norvell (02/11/00)

(26) Jardineiros do Espaço

(27) MOMO E O SENHOR DO TEMPO – Michael Ende (07/11/00)

momo

As páginas amareladas do Momo, o cheiro do livro, a ternura daquela personagem, os homens cinzentos e o Mestre Hora. “Uma fábula? Pode-se dizer que sim, uma vez que essa designação seja entendida no sentido romântico, pois a realidade e o sonho se interpenetram de maneira poética. Ao mesmo tempo, nos múltiplos personagens e destinos refletem-se perguntas a respeito de nossa verdade presente e futura. Talvez, então, um romance? Diríamos: um romance fabuloso.”

(28) O MISTÉRIO DA ILHA TOCKLAND – Joan Manuel Gisber (09/11/00)

Outro livro que depois desapareceu. A história de vencedor mundial de xadrez perdido numa ilha onde teria que usar suas habilidades intelectuais para escapar de toda sorte de perigos. Ótimo.

(29) O ASSASSINATO DE ROGER ACKROYD – Agatha Christie

Na minha opinião o melhor livro de Agatha Christie.

Deixe um comentário

Nenhum comentário ainda.

Comments RSS TrackBack Identifier URI

Deixe um comentário

