Leituras de 2002

Bem, nesse ano bati meu recorde ao ler 51 volumes. Confesso que até hoje não consegui igualar a marca. Também, eu era um adolescente sem muitas obrigações naquela época, e afastado o suficiente da sociedade pra poder me embrenhar por um caminho de fantasia facilmente acessível.

Livros adquiridos em BH no ano de 2007

Livros adquiridos em BH no ano de 2007

(57) O Cão dos Basquervilles – Conan Doyle (07/01/02)

(58) O Signo dos Quatro – Conan Doyle (07/02/02)

(59) Assassino Imortal – Chris Carter (09/02/02)

(60) A Partida dos Oldtímers – William Voltz (10/02/02)

(61) A Mão Esquerda da Ecuridão – Ursula K. Le Guin (16/02/02)

(62) O DIÁRIO DE UM MAGO – Paulo Coelho (18/02/02)

diário de um mago

Muita gente torce o nariz, mas eu gosto de Paulo Coelho. Considero O Diário de Um Mago o melhor livro dele que já li. Deu vontade de fazer o Caminho de Santiago.

(63) BRIDA – Paulo Coelho (21/02/02)

brida

Esse é o segundo melhor. Muito bom!

(64) O Monte Cinco –Paulo Coelho (22/02/02)

(65) Terrível Simetria – Les Martin (24/02/02)

(66) Verônika Decide Morrer – Paulo Coelho (25/02/02)

(67) O Alquimista – Paulo Coelho (27/02/02)

(68) As Valkírias – Paulo Coelho (28/02/02)

(69) VIAGEM AO CENTRO DA TERRA – Júlio Verne (02/03/02)

viagem ao centro da terra

Acho que Júlio Verne dispensa apresentação. Literatura fantástica. Na época, eu não conhecia direito o autor, tinha ouvido falar vagamente. Me lembro de uma coisa engraçada. Eu já tinha visto o livro várias vezes na estante da biblioteca, porém achava que os monstros marinhos fossem “carrancas” esculpidas nos barcos (que na verdade é apenas um) e que se tratasse de uma história viking ou coisa do gênero. Um dia, quando reparei que eram monstros de verdade, fiquei eufórico, principalmente por causa de minha paixão por dinossauros e tal…Livro fantástico, devorei em três dias.

(70) A ILHA MISTERIOSA – Júlio Verne (05/03/02)

a ilha misteriosa

Obviamente, Júlio Verne me deixou animado com o livro anterior, então comecei a pegar todos dele que eu encontrava. Esse foi da biblioteca da prefeitura.  Também muito bom, apesar de não muito famoso. Aquele monstro no lago que ninguém fica sabendo direito o que é… Muito bom. Tem até um filme antigo, mas eu nunca vi, um dia cheguei em casa à noite e estava acabando de passar. Já ouvi quem o comparasse a Lost.

(71) VINTE MIL LÉGUAS SUBMARINAS – Júlio Verne (08/03/02)

20000_title_0b

Capitão Nemo…. Monstros marinhos, pérolas do tamanho de uma bola de futebol… Fantástico.

(72) O Caso dos Dez Negrinhos – Agatha Christie (15/03/02)

(73) Fraude – Darin Morgan (22/03/02)

(74) O Raio da Morte – Easton Royce (24/03/02)

(75) NO MUNDO DOS ELEMENTAIS – Vasariah S. I. (28/03/02)

no mundo dos elementais

Pra ser sincero não me lembro exatamente da história desse livro, mas sei que gostei de ler. A linguagem flui com bastante leveza e naturalidade. Encontrei na internet a descrição de “romance iniciático.O Reino dos Gnomos.”

(76) Cem Dias Entre Céu e Mar – Amyr Klink (30/03/02)

(77) Cem Gramas de Centeio – Agatha Christie (05/04/02)

(78) A Testemunha Ocular do Crime – Agatha Christie (17/04/02)

(79)Guerra no Espaço – Ralph Henders (14/04/02)

(80) Amor de Perdição – Camilo Castelo Branco (15/04/02)

(81) O MUNDO DE SOFIA – Jostein Gaarder

o mundo de sofia

Muita gente acha a leitura um pouco chatinha, mas o final… Ah, o final vale a pena. Viagem total.

(82) Naturalista – Edward O. Wilson (23/05/02)

(83) Grandes Enigmas da Humanidade – Roberto P. Andrade (13/06/02)

(84) Os Cinco Porquinhos – Agatha Christie (27/06/02)

(85) Será Que Eu Estava Errado? – Erich Von Däniken (03/07/02)

(86) CAI O PANO – Agatha Christie (24/07/02)

cai o pano

O último livro da dama do crime merece um destaque especial. Ela conseguiu superar a trama nesse.

(87) O VELHO E O MAR – Ernest Hemingway (01/08/02)

o velho e o mar

Dizer o que? É Hemingway! Obra-prima!

(88) O Inimigo Secreto – Agatha Christie (15/08/02)

(89) Psicologia (18/08/02)

(90)O Grande Mentecapto – Fernando Sabino(21/08/02)

(91) DARWIN – A Vida de um Evolucionista Atormentado – Adrian Desmond & James Moore (05/09/02)

Esse aí é o meu exemplar.

Esse aí é o meu exemplar.

Ah… O maior cientista de todos os tempos, meu herói maior, Darwin! Quando peguei esse livro pela primeira vez, andava um pouco desanimado com a biologia, pois, e essa é uma impressão que dura até hoje, sentia que as ciências exatas gozavam de um respeito e de um status acima de todas as outras ciências. Mas depois desse livro tudo mudou. Ler a biografia de Darwin, esmiuçar os aspectos de sua vida e de sua alma foi como uma revanche sobre os matemáticos e os físicos.

As cavalgadas que ele fazia, o flerte com a prima, o clima da Inglaterra vitoriana, a caça aos besouros, os passeios na floresta… Depois, claro, a fantástica viagem ao redor do mundo a bordo do Beagle, as observações, os encantamentos, aqueles corais do oceano índico, as florestas do Brasil. Mais adiante, a reclusão crescente, os trabalhos em segredo, os experimentos com pombos, as dissecações, as montagens de esqueletos… Não há como descrever esse livro, com certeza foi uma das leituras que mais me influenciou até hoje.

(92) Um Destino Ignorado – Agatha Christie (08/09/02)

(93) AS CIDADES INVISÍVEIS – Ítalo Calvino (14/09/02)

as cidades invisiveis

“Marco Polo descreve uma ponte, pedra a pedra
– Mas qual é a pedra que sustém a ponte? – pergunta Kublai Kan
– A ponte não é sustida por esta ou por aquela pedra – responde Marco – mas sim pela linha do arco que elas formam.
Kublai Kan permanece silencioso, reflectindo. Depois acrescenta: – Porque me falas das pedras? É só o arco que
me importa.
Polo responde: – Sem pedras não há arco.”

Totalmente surreal, vale a pena.

(94) O Encontro Marcado – Fernando Sabino (17/09/02)

(95) Os Relógios – Agatha Christie (22/09/02)

(96) O Castelo dos Cárpatos – Júlio Verne (24/09/02)

(97) O Livro dos Médiuns – Allan Kardec (10/10/02)

(98) O Impacto do Novo Século- A. L. Pittigliani (30/10/02)

(99) COSMOS – Carl Sagan (03/11/02)

cosmos

Já tinha pegado esse livro emprestado com um senhor amigo meu desde 2000, mas nunca o li completamente até essa data. O livro faz parte, com certeza, de algumas das melhores lembranças que tenho daquela época. Eu de férias, aquele livro grande de capa dura aberto sobre a escrivanhinha a noite, um copo de coca-cola ou chocolate, a luz do quarto apagada e só a luminária acesa, e as viagens a outros mundos. Virei fã incondicional de Carl Sagan nessa época, ninguém consegue colocar tanta poesia numa ciência exata como ele. Eu costumava ler partes do livro e depois sair de casa, para o jardim, e ficava olhando o céu a noite, as vezes por muito tempo. Um dia cheguei de uma festa de madrugada, e com boa parte da cidade “apagada”, as estrelas pareciam ter dobrado de quantidade. Também adorava quando acabava a luz e fazia uma noite sem nuvens. O céu sempre me fascinou, mas depois desse livro minha relação com ele se tornou mais “íntima”, arrisco dizer, talvez mais triste. Sempre me sinto um cisco quando olho pra essa imensidão infinita, sempre me sinto profundamente sozinho, como se aqui não fosse o meu lugar. Mas, ao mesmo tempo, é uma sensação boa. Não sei explicar, mas as estrelas sempre mexem comigo.

(100) O TEOREMA DO PAPAGAIO – Denis Guedj (23/11/02)

o teorema do papagaio

Uma biblioteca imensa no meio da selva amazônica? Mesmo que seja um livro sobre matemática, aqueles que como eu tem pavor da matéria vão gostar da aventura.

(101) A Máquina do Tempo  (repeteco)- H. G. Wells (23/11/02)

(102) Os Elefantes Não Esquecem – Agatha Christie (01/12/02)

(103) Introdução à Evolução – Paul Amos Moody (05/12/02)

(104) Vidas Secas – Graciliano Ramos (06/12/02)

(105) ADMIRÁVEL MUNDO NOVO – Aldous Huxley (10/12/02)

admiravel mundo novo

A primeira vez que li passou desapercebido, mas na segunda fiquei com uma sensação ruim por causa do pessimismo extremo do livro. Os personagens me pareceram cínicos, tudo desprovido de sentido. Certamente, um dos livros mais importantes do século XX, que reflete bem o sentimento de angústia perante a falta de perspectivas para o futuro que assombra o mundo moderno ocidental. Aonde vamos com tudo isso?

(106) O Xangô de Baker Street – Jô Soares (15/12/02)

(107) O Gigante – Agatha Christie (25/12/02)

total do ano: 51 volumes

2 Comentários

  1. Adorei esse lugar! No momento estou lendo Viagem Ao Centro Da Terra e estou amando, depois quero ler Moby Dick e o Velho e o Mar! Esse último sei que vc já leu, mas e Moby Dick? Já leu? O que achou?

    • Não, ainda não li Moby Dick Antônio, mas outro dia estava na livraria e vi uma edição lindíssima. Não é que eu costume julgar o livro pela capa mas claro que um livro bonito nos dá mais vontade de ler, ainda mais quando se trata de um clássico! Portanto, ainda não li, mas está na minha lista dos que quero ler em breve. Obrigado pelo comentário


Comments RSS TrackBack Identifier URI

Deixe um comentário