Leituras de 2003

(108) Miguel Strogof – Júlio Verne (24/01/03)

(109) ESTAÇÃO CARANDIRU – Drauzio Varella (12/02/03)

estação carandiru

Vale a pena, Drauzio escreve bem e as histórias são interessantes.

(110) Cruzamento Perigoso – Ob. Tavares (22/02/03)

(111) Na Margem do Rio Piedra Eu Sentei E Chorei – Paulo Coelho (26/02/03)

(112) O SILÊNCIO DOS INOCENTES – Thomas Harris (02/03/03)

o silencio dos inocentes

To precisando reler, já faz um tempo que não vejo Hannibal nas linhas ao invés de na tela…

(113) A Caçada ao Outubro Vermelho – Tom Clancy (13/03/03)

(114) A Águia e a Galinha – Leonardo Boff (23/03/03)

(115) Uma Sombra Passou Por Aqui –  (repeteco, ver livro “21”) – Ray Bradbury (25/03/03)

(116) O Morro dos Ventos Uivantes – Emily Brontë (26/04/03)

(117) A DIVINA COMÉDIA – Dante Alighieri (13/05/03)

a divina comedia

A bem da verdade lembro-me de ter achado o livro bem chatinho na época, mas sei que hoje eu gostaria bem mais. Além disso, as viagens mexeram com a minha cabeça.

(118) Agatha Christie – Autobiografia – Agatha Christie (20/05/03)

(119) Não é Terrestre – Peter Kolosimo (25/05/03)

(120) O APANHADOR NO CAMPO DE CENTEIO – J. D. Salinger (30/05/03)

o apanhador

Obviamente, minha infância e pré-adolescência foi bem diferente da geração anterior, portanto eu não poderia captar todo o sentido de ideal que o livro despertou na década de 70. Mesmo assim gostei bastante da história, e principalmente do final, quando o porquê do título é explicado. Naquele momento, fiquei sabendo que possivelmente as esquisitices que me afligiam deviam ocorrer em todos, mas a maioria das pessoas lida com isso as ignorando. Com esse livro me tornei mais observador das pessoas à minha volta, e de mim mesmo.

(121) CIVILIZAÇÃO – Kenneth Clark (12/06/03)

civilização

Poderia dizer que com esse livro a idéia e a importância que faço e dou à beleza começou a ser formada. A partir dessa leitura a arte começou a ganhar lugar nos meus interesses.

(122) O PARQUE DOS DINOSSAUROS – Michael Crichton (26/06/03)

o parque dos dinossauros

Uma biblioteca ambulante costumava passar por minha cidade todos os anos no inverno. Era um caminhão grande, estacionado no pátio da igreja. Sinceramente não sei porque isso durou tão pouco, e lamento que tenha acabado. Havia leitura em voz alta, teatro e, claro, aquela quantidade enorme de livros. E bons livros. Como cada um só podia levar consigo dois volumes, eu levava todos os meus primos comigo, eles faziam a inscrição e pegavam mais alguns títulos que me interessassem. Não podiam ser muitos, pois eles voltavam em 15 dias e tínhamos que devolver.

Nesse primeiro ano fiquei mesmo apenas com O Parque dos Dinossauros e O Mundo Perdido, mal podia acreditar que eles estavam ali. Podem notar que li os dois num prazo de 9 dias.

Porém, devo ser sincero, ainda que eu estivesse eufórico demais pra perceber, com certeza o filme de Spielberg é melhor que o livro. Michael Crichton, nessa época, tornou-se meu autor preferido, porém, infelizmente, ele não sabe criar personagens verossímeis. Suas histórias são fantásticas, mas os seres humanos presentes nelas nada convincentes.

Em O Parque dos Dinossauros, só pra ficarmos em um exemplo, Alex é uma garotinha de 6 anos, mas de modo algum ficamos com essa impressão. Os atos dela são totalmente artificiais, uma aberração que fica ainda mais evidente na cena do barco, em que o tiranossauro se aproxima e ela está mais preocupada em brigar com o irmão, Tim. Spielberg deve ter concordado comigo pois a fez uma adolescente no filme. Vale a pena ler? Com certeza, o capítulo inicial então vale todo o livro, com a chegada num hospital da Costa Rica de um rapaz atacado por um Raptor, mas o filme continua melhor.

(123) O MUNDO PERDIDO – Michael Crichton (04/07/03)

mc-mundoperdido

Idem.

(124) Se Houver Amanhã – Sidney Sheldon (08/07/03)

(125) O Visconde Partido ao Meio – Ítalo Calvino (27/07/03)

(126) A Volta de Sherlock Holmes – Conan Doyle (08/09/03)

(127) O PRIMO BASÍLIO – Eça de Queirós (04/10/03)

o primo basilio

Não sei se eu estava de muito bom humor mas eu gostei desse livro, ainda que Luísa seja uma personagem tão patética que chegue a causar mal estar. Acho que fiquei surpreso porque descobri que a carta lida na música Amor I Love You é um trecho do livro, no qual de repente esbarrei:

“Luísa tinha suspirado, tinha beijado o papel devotamente, era a primeira vez que lhe escreviam aquelas sentimentalidades. E seu orgulho dilatava-se ao calor amoroso que saía delas, como um corpo ressequido que se estira num banho tépido. Sentiu um acréscimo de estima por si mesma, e parecia-lhe que enfim entrava numa existência superiormente interessante, onde cada hora tinha o seu encanto diferente, cada compasso conduzia a um êxtase, e a alma se cobria de um luxo radioso de sensações”

Ah…Vale a pena ou não?

(128) Contos Consagrados – Machado de Assis (05/10/03)

(129) FOGO MORTO – José Lins do Rego (11/10/03)

fogo morto

Excelente leitura pra aqueles dias em que estamos poéticos e nostálgicos de uma coisa que não vivemos (infelizmente!).

(130) DOM CASMURRO – Machado de Assis (21/10/03)

dom-casmurro

Atraente, sensual, envolvente.

(131) Lucíola – José de Alencar (28/10/03)

(132) A Máquina do Tempo (repeteco) – H. G. Wells (01/11/03)

(133) Iracema – José de Alencar (04/11/03)

(134) O Alienista – Machado de Assis (05/11/03)

(135) O GRANDE GATSBY – F. Scott Fitgerald (11/11/03)

O_GRANDE_GATSBY_1236215014P

Não posso explicar o que esse livro me causou, porém ao atravessar aquelas páginas sentia alguma coisa esquisita,e no fim, como é até hoje, passei a considerar Fitzgerald meu autor preferido. Ele mostra um lado da natureza humana, um lado trágico que se esconde atrás da aparência e do dinheiro…Não sei explicar. É ótimo.

(136) Agosto – Rubem Fonseca (01/12/03)

(137) O Processo – Franz Kafka (04/12/03)

Total do ano: 30 volumes

Deixe um comentário

Nenhum comentário ainda.

Comments RSS TrackBack Identifier URI

Deixe um comentário

